Painel de bordo para a COVID-19 e suporte para um centro de operações de emergência de saúde pública e um sistema de informação integrado no Quirguizistão

Detalhes do projeto

Ano: 2020

Cliente: Organização Mundial de Saúde – Escritório Nacional no Quirguizistão.

Objetivo: Fornecer suporte técnico para facilitar a monitorização do surto da COVID-19 no Quirguizistão, a implementação de um centro de operações de emergência de saúde pública e o desenvolvimento de um sistema de informação sanitária integrado.

Entregas:

  • Painel de bordo da COVID-19 para os tomadores de decisão.
  • Nota conceptual para a implementação de um centro de operações de emergência de saúde pública no Quirguizistão.
  • Relatório de análise da situação dos atuais sistemas de informação sanitária em uso no Quirguizistão.
  • Recomendações e especificações para um sistema de informação integrado para o Departamento de Prevenção de Doenças e Vigilância Epidemiológica.

Resumo das atividades

Painel de bordo da COVID-19

Durante um surto, a monitorização da situação epidemiológica, das atividades de resposta e do desempenho da resposta é crucial para assegurar uma avaliação contínua e adequada dos riscos e a tomada de decisões. Para monitorizar o surto da COVID-19 no Quirguizistão foi desenvolvido um painel de bordo construído com o software de estatística R (Figura 1). Todo o material e instrumentos necessários para produzir o painel de bordo diário foram instalados no Departamento de Prevenção de Doenças e Vigilância Epidemiológica.

Painel de bordo da COVID-19 para os tomadores de decisão

Figure 1. Painel de bordo da COVID-19 para os tomadores de decisão

Centro de operações de emergência de saúde pública

Para melhorar as suas capacidades de deteção precoce e de resposta, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005), muitos países estão a estabelecer ou a melhorar os seus centros de operações de emergência. Um centro de operações de emergência é uma estrutura flexível, ativada para a resposta a emergências, que pode ser dimensionada para o âmbito e o contexto de uma emergência. Para dar suporte à implementação de um centro de operações de emergência de saúde pública no Quirguizistão, revimos as melhores práticas e recomendações existentes. Os resultados da revisão e as propostas adaptadas ao contexto local foram apresentados e discutidos com as principais partes interessadas. Isto resultou numa nota conceptual descrevendo a potencial localização, funções, responsabilidades, e atividades de um novo centro de operações de emergência de saúde pública, juntamente com um roteiro para a sua implementação e sua operacionalização num futuro próximo.

Exemplo de linhas de responsabilização do centro de operações de emergência de saúde pública durante uma resposta de emergência

Figure 2. Exemplo de linhas de responsabilização do centro de operações de emergência de saúde pública durante uma resposta de emergência

Sistemas de informação sanitária integrados

O Quirguizistão embarcou num caminho ambicioso para digitalizar o seu sistema de informação sanitária e torná-lo mais eficaz. A integração de processos redundantes de recolha e gestão de dados em vários programas e estabelecimentos de saúde pode ser um benefício importante da atual digitalização. Através de várias visitas e entrevistas no local, mapeámos os atuais sistemas de informação sanitária utilizados no país. Este exercício de mapeamento permitiu-nos identificar bases de dados existentes que podem ser utilizadas para a deteção precoce e gestão de eventos de saúde pública. Após apresentação e discussão dos resultados do mapeamento com as principais partes interessadas, foi proposto o desenvolvimento de uma plataforma modular integrada de inteligência epidemiológica. Uma lista de módulos, funcionalidades e requisitos para tal plataforma foi fornecida, juntamente com um roteiro para o seu desenvolvimento.